04/01/2011

Problemas coletivos

Olá amigos,

Como todos sabem, gosto de andar de Mercedes-Benz, o popular busão! Hoje, entretanto, o post volta-se para reclamar. Tanto dos horários praticados durante as férias escolares (eles mudam todos os horários e não comunicam ninguém por meio dos letreiros nas estações) quanto pela condição de trafegabilidade dos ônibus.
Minha reclamação é pontual (porque pode ser, né, que em alguma linha esteja tudo ok. Então, não posso ser tão generalizante assim!!). Trata-se da linha 8, que alimenta o setor Santo Amaro. É a linha que pego para ir ao serviço e também para chegar ao centro da cidade - até a Estação Apinajé (a que fica próximo ao palácio).
Em relação aos horários, os placares afixados na Estação estão todos (em sua maioria, digo), desatualizados e levam o passageiro a erro, principalmente porque os motoristas cumprem os horários estipulados pela empresa, mas que não estão divulgados corretamente para o público. Os motoristas não têm culpa nisso! A empresa é que deveria prestar o serviço público de maneira adequada, afinal de contas é uma concessão, e com o tempo de vigência a perder de vista. Isto sem falar que é "uma" empresa só a prestar o serviço em Palmas!
Ocorre que em dias "normais" (escolares) os horários são cumpridos, o trabalhador chega no serviço no tempo certo! Mas, basta entrar no período de férias e a coisa degringola: os motoristas cumprem horários que não estão divulgados para o público em geral. Então, o quiprocó está armado! O cidadão vai para o ponto de coletivo, no seu horário costumeiro e, surpresa! O ônibus passa 15 e até 20 minutos depois do previsto! Culpa do motorista que ficou na estação batendo papo com o ônibus estacionado no bolsão? Não! Culpa da empresa que não divulga os horários corretamente para a população!
Liguei para a empresa (porque eu tenho o telefone, mas nem todos têm) para reclamar e me explicaram os horários de férias da minha linha (ohhh!!). Agora eu sei que, para não chegar atrasado, terei que ir para o ponto pelo menos 40 minutos antes do que era costumeiro fazer! Puxa, que eficiência né? Precisei ligar para a empresa para saber do serviço que eles deveriam divulgar para todos!

A outra reclamação vou deixar que as imagens falem por elas mesmas:

Foto do meu celular
Foto do meu celular


Foto do meu celular



Repararam que o ônibus está em movimento? O motorista, questionado, respondeu que a porta não está fechando, e continuou acelerando! Isto sem falar na manutenção (vez por outra ele quebra na buraqueira do caminho para o Santo Amaro). É isso aí! Se alguém se dignar a responder (ATTM, Empresa Miracema ou em quem achar que a carapuça dessa reclamação serve) o blog  (email: samucajor@gmail.com) está aberto para publicar sua resposta - desde que venha com as devidas credenciais (o blog é meu e me reservo o direito de não levar para meus seguidores/leitores textos que não tragam solução para esta realidade ou que tenham palavras de baixo calão). Respostas e/ou comentários para publicação serão devidamente moderados! E tenho dito!!