03/02/2011

Dez maravilhas geológicas

Comentário meu: Lugares que parecem saídos de algum filme de ficção científica, mas que existem de verdade! É conferir as fotos e dar vontade de arrumar as malas! Veja abaixo:

Deserto de sal, curiosas formações rochosas, uma nascente termal que expele água periodicamente. Confira aqui 10 maravilhas geológicas nos mais diversos lugares do mundo.

1 – Pamukkale (Turquia)

Na língua turca, Pamukkale significa Terra de Algodão. As rochas têm uma aparência concêntrica e são quase puro branco, dando à paisagem um aspecto etéreo. As águas termais provocam o derrame de carbono de cálcio, que se solidifica e forma uma estranha e quase orgânica estrutura. Essa maravilha geológica é um dos grandes destaques da Turquia, e também o local da antiga cidade de Hierápolis.

2 – Torres de gelo do Monte Erebus (Antártica)


Erebus é um dos maiores vulcões ativos na Terra. Ele atinge cerca de quatro quilômetros acima do nível do mar, e é conhecido pelo seu lagode lava persistentemente ativo. Gases quentes viajam através das fissuras do vulcão, transformando-se em gelo ao entrar em contato com as baixas temperaturas da atmosfera. O resultado é um complexo sistema de cavernas de gelo por toda a montanha.

3 – Fly Geyser (Nevada, Estados Unidos)


Para quem não sabe, um géiser é uma nascente termal que entra em erupção de tempos em tempos. Parece coisa de outro planeta ou de algum filme de ficção científica, mas não é preciso ir tão longe: essa maravilha geológica está em uma propriedade particular em Nevada, nos Estados Unidos, e por isso não é tão conhecida. O local foi criado em 1916, quando os proprietários perfuravam um poço e acidentalmente  atingiram uma bolsa geotérmica, resultando em um géiser.

4 – Formação rochosa de Kasha Katuwe (Novo México, Estados Unidos)


As imponentes rochas têm formato de cone e são resultado de erupções vulcânicas, entre seis e sete milhões de anos atrás. Embora sejam uniformes em seu formato, as rochas variam em altura de alguns metros a  90 metros.

5 – Vale da Lua (Argentina)


Ischigualasto, que significa “o lugar onde você coloca a Lua”, é um vale remoto, na Argentina. Ele está repleto de formações geológicas e incríveis pedras e pedregulhos, tão arredondados que parecem enormes bolas de gude. A terra já foi fértil, mas agora é árida e rica em fósseis, que atraem paleontólogos de todo mundo.

6 – Acidente geográfico de Danxia (China)


Danxia significa nuvem rósea, e consiste em um relevo formado por arenitos avermelhados, que sofreram erosão ao longo do tempo. O resultado é uma paisagem constituída por montanhas e falésias curvilíneas, além de muitas formações rochosas incomuns. Este fenômeno geológico singular pode ser visto em vários lugares da China.

7 – Poço Encantado – Chapada Diamantina (Brasil)



Localizado na Bahia, o Poço Encantado faz parte do Parque Nacional da Chapada da Diamantina. Esta gigantesca piscina está submersa a 120 metros de profundidade, e a água é tão transparente que as rochas e antigos troncos de árvore são visíveis no fundo.

8 – Floresta de Pedra (China)


A Floresta de Pedra é um exemplo impressionante de topografia cárstica, um tipo de relevo caracterizado pela corrosão das rochas. Suas pedras são feitas de pedra calcária e parecem brotar da terra. A Floresta de Pedra é conhecida desde a dinastia Ming como a Primeira Maravilha do Mundo.

9 – Wulingyan, Hunan (China)


A região de Hunan é repleta de paisagens dramáticas, e Wulingyan é uma de suas maiores atrações. Esta maravilha geológica é composta de mais de 3 mil pedras de calcário, com belas cachoeiras e algumas das  maiores grutas de calcário da Ásia.

10 – Salar de Uyuni (Bolívia)


O Salar de Uyuni é um dos ícones da Bolívia, um enorme deserto de sal no meio do altiplano andino. É um deserto praticamente plano, que reflete a luz do sol de forma a criar um espelho do céu. Estima-se que o local contenha aproximadamente 10 bilhões de toneladas de sal, das quais cerca de 25 mil toneladas sejam extraídas anualmente.

Eu vi, originalmente, em inglês, no site Oddee