27/08/2012

O poder de uma caneta

As incríveis pinturas de Samuel Silva,

feitas com caneta Bic


Se estes desenhos incrivelmente realistas feitos com caneta esferográfica fossem criados por um artista em tempo integral experiente eu já iria ficar profundamente impressionado, mas sabendo que essas obras foram realizadas por um advogado autodidata português, estou tentando sem sucesso manter minha boca fechada.

As incríveis pinturas feitas com caneta Bic de Samuel Silva 01

Os desenhos realistas feitos com caneta esferográfica de Juan Francisco Casas já são famosos em toda a Rede e eu nunca pensei que um dia iria encontrar outro artista que poderia usar uma simples caneta da forma como ele faz. E sinceramente não entendo como Samuel Silva, um advogado de 29 anos de idade, que exerce suas habilidades  de desenho como um hobby, ainda consegue criar tão magnífica obra de arte.

Em sua página no Deviant Art, Samuel, que se formou em Direito em 2007, descreve-se como "apenas um autodidata hobbista paciente". Ele começou a desenhar quando tinha apenas dois anos de idade e desenvolveu o seu próprio estilo de desenho com caneta esferográfica na escola, através da criação de esboços simples nas capas de cadernos e livros durante as aulas. Por alguma razão, não optou cursar a escola de arte, mas que, obviamente, não o impediu de levar suas habilidades de desenho para um nível que podemos descrever como incríveis!

- "As canetas esferográficas são tão subestimadas, apesar de constituírem um meio de arte poderoso. Não é sobre o que você usa e sim como usa!", escreve Samuel em sua descrição no perfil do Deviant Art.

Seus desenhos são criados usando exclusivamente canetas esferográficas coloridas, embora olhando para as suas obras, muitas vezes as pessoas se perguntam se não usa outros meios também. O jovem diz que ele só usa 8 Bics de cores diferentes que podem ser encontradas na maioria das lojas de material de escritório, inclusive on-line. Ele explica que:

- "A secagem da tinta é imediata e não pode ser apagada. Eu só desenho diferentes cores em camadas para criar a ilusão de mistura e de cores que eu preciso para compro a obra".

Cada um de seus fascinantes desenhos leva entre 5 e 50 horas para ser concluído e sem ser exagerado posso, sem sombra de duvidas, dizer que os desenhos de Samuel estão entre as melhores e mais impressionantes obras de arte que eu já tive o prazer de apresentar. E olha que não são poucos...

As incríveis pinturas feitas com caneta Bic de Samuel Silva 02
As incríveis pinturas feitas com caneta Bic de Samuel Silva 03
As incríveis pinturas feitas com caneta Bic de Samuel Silva 04
As incríveis pinturas feitas com caneta Bic de Samuel Silva 05
As incríveis pinturas feitas com caneta Bic de Samuel Silva 06
As incríveis pinturas feitas com caneta Bic de Samuel Silva 07
As incríveis pinturas feitas com caneta Bic de Samuel Silva 08

Fonte: Vi primeiro no Metamorfose Digital, que viu no Reddit.