Emocionante é o adjetivo mínimo que vem à mente quando ouvimos (ou lemos) o depoimento do filho de Joelmir Beting na Rádio Bandeirantes, minutos após saber da morte do pai, o sociólogo e jornalista Joelmir Beting.
Melhor do que eu falar é você ouvir o que ele leu...
Leia, agora, o que expressei nas redes sociais (Facebook) sobre a morte do jornalista, logo cedo:
"Olá!
Puxa, uma surpresa triste assaltou-me agora cedo!
A morte do sociólogo e jornalista Joelmir Beting deixará uma grande lacuna no jornalismo econômico brasileiro.
Joelmir Beting é responsável pela melhor tradução do linguajar econômico para o nível mais coloquial e acessível pela população, na minha opinião.
Foram mais de 40 anos dedicados ao jornalismo econômico, traduzindo termos, antecipando tendências, anunciando e destrinçando os diversos pacotes econômicos, 'apertando' presidentes do Banco Central e ministros da Economia!
Como ele mesmo descreve, ao falar da própria trajetória profissional em seu site (http://www.joelmirbeting.com.br/default.aspx), foi chamado de 'Chacrinha da Economia'. Era odiado e amado pelos profissionais da área que cobriu por décadas!
Perde a Economia!
Perde o Jornalismo!
O Brasil perde um cara aficionado por futebol e pelo cotidiano do seu povo, no qual buscava as interlocuções necessárias para fazer com que todos entendessem o balouçar dos juros, debêntures, commodities, o sobe-desce das bolsas de valores, oscilações dos câmbios brasileiro, japonês, americano e europeu, além de outras particularidades próprias da economia e que nos afetam muitíssimo!
Que Deus console a família!
Samuel Lima