23/01/2014

Facebook em declínio

Facebook perderá 80% de seus usuários até 2017

Pico da rede ocorreu em 2012, quando atingiu
1 bilhão de usuários no mundo todo
O modo como as pessoas aderem e, depois, abandonam as redes sociais é semelhante a uma doença, uma espécie de epidemia. É o que defende um novo estudo da Universidade de Princeton, que usou a comparação para apontar que 80% dos usuários do Facebook devem deixá-lo nos próximos anos.

Segundo o Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da instituição, o período de maior queda será entre 2015 e 2017. O estudo baseou toda sua análise em doenças infectocontagiosas que, normalmente, tem grande incidência antes de despencarem.

No entanto, existe saída para a rede de Zuckerberg. Os pesquisadores validaram o modelo epidemiológico deles considerando uma empresa que teve ascensão semelhante: o MySpace. Então, o Facebook ainda tem tempo para aprender com os erros do concorrente e mudar seu futuro, de acordo com a Fast Company.

Além disso, os responsáveis pela pesquisa usaram o Google Trends para avaliar as taxas de adoção de rede social. Entretanto, o número de vezes que o termo "Facebook" aparece no analytics pode não ser o indicador mais impreciso sobre a saúde da empresa.

Fontes: Eu vi aqui, aqui e aqui.