14/07/2014

Com quantos gigabytes se faz um ser humano?

Com quantos GB se faz um ser humano?

Por Redação em | 07.07.2014 às 13h35 (*)

tecnologia

Já parou para pensar quantos gigabytes ou terabytes nós temos em nosso corpo?  O pessoal do canal do YouTube Veritasium fez as contas e publicou em um vídeo.
Somos feitos de duas coisas, basicamente: código genético e células. O código genético contém todas as informações do nosso corpo, e cada célula contém uma cópia de todo nosso código genético.
O código genético é uma sequência de caracteres, e possui apenas 1.5 GB, ou seja, você poderia caber em um DVD e ainda sobrar espaço para colocar um filme ou umas músicas.
Porém, como cada célula possui uma cópia do nosso código, a coisa fica mais feia: estima-se que o corpo humano tenha 40 trilhões de células. Multiplicando 40 trilhões por 1.5 GB, temos um total de 60 zetabytes de informações - são 60 com 21 zeros. Muito? Sim, muito.
O mesmo canal estima que em 2020 toda a informação digital do mundo inteiro estará na casa dos 40 ZB, então se tentássemos colocar toda a informação de um ser humano em um HD gigante, nem todos os HDs do mundo juntos comportariam.
Um fato interessante é que 99,99% do nosso código genético é idêntico a todo ser humano, ou seja, apenas 0,01% nos torna únicos. Então, alguns muitos GB fazem você ser você.
Confira o vídeo feito pelo canal.
(Obs.: Não esqueça de ativar as legendas em português no vídeo se elas não se ativarem automaticamente!)

(*) Fonte: Canaltech