14/07/2009

Exactitudes

Códigos de vestimenta em grupos sociais diversos

Exactitudes

Desde outubro de 1994, o fotógrafo Ari Versluis, baseado em Roterdã, Holanda, e a profiler Ellie Uyttenbroek vêm trabalhando juntos num projeto de pesquisa de códigos de vestimenta de vários grupos sociais.


Eles documentaram sistematicamente numerosas identidades nos últimos 14 anos. A multicultural e heterogênea cena de rua de Roterdã permanece como a maior fonte de inspiração desses dois artistas, mas em 1998 eles começaram a estender o escopo de sua pesquisa para outros países.

Seu estudo se chama Exactitudes, uma combinação de "exato" com "atitude". Registrando seus sujeitos em uma moldura idêntica com poses similares e um rígido código de vestimenta em cada matriz de 4 x 3 fotos, Versluis e Uyttenbroek criaram um meticuloso e quase científico registro antropológico de tentativas de grupos de pessoas de se distinguir de outros por meio de uma identidade coletiva.

A aparente contradição entre individualidade e uniformidade é levada ao extremo, com seu ponto de vista fotográfico arrebatador e sua análise estilística. Porém, esse quase exagero faz com que o aspecto artístico do trabalho supere o elemento puramente documental.

Visitando o site oficial, aparecem 1344 pessoas divididas em grupos de 12. Mas esses grupos se repetem na página, de modo aleatório, dando a impressão de uma coleção muito maior do que realmente é. Clicando em qualquer ponto da grande matriz, abre-se nova janela apresentando um dos grupos sociais e seu estilo de vestimenta.

Abaixo, pequena amostra dessas fotos — apenas os primeiros 21 grupos de um total de 112. Mas, aviso: se for visitar o site oficial, prepare-se para gastar um bom tempo, pois é fascinante, curioso e vicia.

   

 

 

 

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/cat/posts/2009/06/26/exactitudes-199387.asp