25/02/2010

Siqueira pede perdão

Entrevista com Siqueira Campos: "Se magoei alguém, peço perdão"

Em entrevista exclusiva ao Jornal  O GIRASSOL, a primeira desde que deixou o Governo há 7 anos, o ex-governador Siqueira Campos demonstra pragmatismo. Não ataca adversários e fala de projetos para o futuro. Confira a íntegra da entrevista.


Em primeiro lugar, como está a saúde do senhor?
Graças a Deus, a saúde vai muito bem, muito mesmo.  Estou com 81 anos, mas com o vigor, vontade e sonhos como se estivesse com 18 anos...


Nestes quase 8 anos sem mandato, a que o senhor dedicou o seu tempo?
Sonhar com o Tocantins preenche o meu tempo. Nunca me sinto só e nem vazio, ou desacompanhado. Sei que os meus sonhos estão na cabeça de milhares de jovens, homens e mulheres, que ao longo de suas vidas me apoiaram e acreditaram em mim. Apresentarei os meus projetos e planos idealizados e estudados durante este período na hora certa.  Nessa hora posso afirmar que a minha idade e experiência valerão muito para alavancar o Tocantins e inseri-lo de volta ao otimismo, ao progresso e ao bem-estar da sua população. Vou continuar me esforçando cada vez mais para não quebrar a confiança e não decepcionar os que acreditam em mim e vêm me apoiando ao longo de toda a minha vida pública.

Mudou alguma coisa na maneira de o senhor enxergar o Tocantins e a política local?
Com certeza mudei. Quem não acompanha a evolução dos fatos e os avanços da nossa era está condenado ao atraso. Lamento apenas o tempo perdido que já poderia ter levado o Tocantins a resultados bem mais expressivos e a um crescimento econômico que resultaria em muitos benefícios para a nossa gente. Mas estou pronto para a missão de servir a esta causa, que é a minha razão de viver. Dedicarei até os últimos instantes da minha vida a este sonho que conseguimos transformar em realidade. Há muito a fazer e não podemos mais perder tempo.


O senhor já se colocou como pré-candidato a governador. Com uma carreira política com mais vitórias que derrotas, o que  ainda o motiva a ser governador?
A única derrota foi devidamente explicada e esclarecida pela unanimidade dos votos do TSE, que cassou de forma arrasadora o responsável por esse crime eleitoral. Mas isto é coisa do passado, e cada um colhe o que planta.

E o que o motiva a ser Governador? 
Tenho certeza, convicção de que ainda posso fazer muito por este Estado que ajudei a criar, dedicando-lhe a minha vida inteira. Nada me anima mais do que pensar no desenvolvimento do Tocantins e na condição de vida do nosso povo. Vamos Governar olhando para frente e rapidamente a população perceberá a vantagem de quem tem compromisso verdadeiro com o Tocantins. O nosso Plano de Ação Integrada contemplara todas as regiões do Estado e trará dignidade ao servidor público estadual. Vou implantar as 18 Regiões Administrativas e os respectivos Pólos Agroindustriais. Conto com o apoio e a participação de todos os servidores públicos, efetivos e comissionados. Todos se orgulharão do salário que recebem e nunca mais teremos notícias de utilização dos servidores como cabos eleitorais. Ninguém jamais será transferido, perseguido ou rotulado por suas preferências ou posições políticas. Não esperem por demissões e nem retrocessos. Garantirei melhorias salariais, valorização e segurança do emprego para quem deseje verdadeiramente servir ao nosso povo e ao Tocantins.

O que seria diferente num eventual novo mandato do senhor?
Reviveremos a alegria e o otimismo que contaminaram os tocantinenses, como nos primeiros dias do lançamento de Palmas e da realização de grandes obras por todo o Tocantins. Atrairemos os grandes grupos nacionais e estrangeiros e traremos de voltas os financiamentos internacionais que ajudaram a pavimentar o nosso Estado, a garantir energia elétrica para todos e faremos uma grande revisão no preço da nossa energia. O alto custo da energia tem sufocado a nossa economia, comerciantes e empresários, precisamos rever isto. A falta de apoio e de incentivos creditícios e fiscais aos empresários é uma das principais causas do desemprego e da estagnação da economia. Acabaremos com o caos da saúde. O povo merece respeito! Vamos investir e valorizar cada centavo de recurso público, para que o dinheiro circule na mão do povo. Vamos incentivar a produção, criar linhas de crédito e realizar o melhor de todos os governos que o nosso povo já viu. Um governo inovador e ousado, muito mais do que antes. Assim é que me despedirei do nosso povo. Quero estar no coração e na lembrança de cada tocantinense pela contribuição que ainda posso dar e não apenas pelo que já fiz.

O senhor foi muito atacado depois que deixou o governo. Em algum momento pensou em desistir da vida política? Guarda mágoas deste período?
O meu coração está feliz. Estou vivendo um período de reencontros e grandes alegrias. O meu peito não é depósito de mágoas e nem me importo com o que cada um fez, mesmo fazendo oposição a mim. Quero convocar a todos para essa grande tarefa. Se magoei alguém, peço perdão, mas garanto que não tenho mágoas e nem ressentimentos de ninguém. É isto que tem trazido grandes caravanas de líderes à minha casa.

O senhor tem dito que está aberto a novas parcerias política. Que todos são bem-vindos. Todos mesmo?
Todos os que têm compromissos verdadeiros com o nosso Tocantins. Aos homens e mulheres de bem, honrados e honestos de todos os partidos e correntes políticas meu conclamo: Vamos nos unir pelo nosso povo e pelo Tocantins! Estou de braços abertos e com sonhos e projetos a realizar. Com o apoio do povo e as benções de Deus chegaremos lá!


Qual a avaliação que o senhor faz destes primeiros 120 dias do novo governo?
Não quero julgar o atual Governador e nem o seu Governo. Eu já afirmei que o correto seria a eleição direta, legítima e democrática. Mas não culpo o atual Governador e desejo que ele faça o melhor pelo Tocantins até o final do seu mandato.


Em nível nacional, analistas dizem que o seu partido ainda não encontrou um discurso para disputar as eleições?  Na sua opinião, qual deve ser o discurso do candidato a presidente do PSDB? Seja ele quem for. Quais são os pontos fracos do Governo Lula?
Tanto o Governador José Serra quanto Aécio Neves encontraram não só o discurso como praticam governos altamente aprovados e eficazes em Minas Gerais e São Paulo, portanto os dois, com certeza, estão preparados.  Quanto ao Presidente Lula, penso que ele cumpriu com o seu importante papel para a Democracia Brasileira, mas o que o eleitor terá que pensar é no futuro do País. O atual Presidente tem o reconhecimento e o carinho da nossa população. Quanto ao voto teremos os debates e as propostas e julgo que as eleições terão um nível elevadíssimo.