06/04/2010

Site é condenado a indenizar Iurd


O portal de notícias Rondoniaaovivo.com, controlado pela CMP Comunicação e Assessoria, foi condenado a indenizar a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) em R$ 6 mil por danos morais. Ainda cabe recurso.
O motivo da ação é o artigo “Chicote de Cristo para os mercadores da fé!”, publicado no dia 10/09/2008. No texto, o autor afirma que os “líderes religiosos empregam sistemáticas e estratégias capitalistas para montar, explorar e manter seus templos funcionando e engordando as contas bancárias de seus líderes”.
Na ação, a Iurd sustenta que o artigo acusa, implicitamente, que todos os membros da entidade praticam os crimes de estelionato e charlatanismo. Defende ainda que o portal foi imprudente ao veicular artigo “falso, sem qualquer critério em suas apurações”.
A juíza Rosemeire Conceição dos Santos Pereira de Souza, da 6ª Vara Cível de Porto Velho (RO), acatou o pedido da Iurd, entendendo que “é perceptível que a publicação contém excessos que ultrapassam o limite do direito à informação”.
“Importa esclarecer que a crítica em si é permitida, entretanto repele-se, o excesso, a pura agressão sem respaldo em prova fática”, entendeu a magistrada.

Eu vi no Comunique-se.