O município tocantinense de Campos Lindos lidera o ranking de pobreza no País. Dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 84% da população campolindense está abaixo da linha da pobreza. Contrapondo-se ao número, o município paulista de Santos tem o menor índice de pessoas pobres em todo o país. Apenas 4,6% da população santista está abaixo da linha da pobreza.
O ranking faz parte do Mapa da Pobreza e Desigualdade 2003, divulgado pelo instituto. O mapa traz uma série de indicadores com base em dados colhidos nas Pesquisas de Orçamentos Familiares 2002/2003 e no Censo de 2000. Veja na relação do IBGE a relação de cidades e os seus índices.
Dos 25 municípios com a maior incidência de pobres no Brasil, apenas dois não estão no Norte e no Nordeste: Japeri, no Rio de Janeiro (76,4% da população), e Simolândia, em Goiás (81,5%). Todos os outros municípios estão nos Estados de Tocantins, Pernambuco, Pará, Ceará, Acre, Alagoas, Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Já entre os 25 municípios com a menor incidência de pobreza, todos são de Estados das regiões Sul e Sudeste --Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Depois de Santos, Belo Horizonte teve a menor incidência de municípios com pobres: 5,4%, segundo o IBGE. Foi também a única capital que entrou no ranking.
São Paulo
Pirapora do Bom Jesus foi o município paulista com o maior índice de pobreza: 67,8% de sua população, contra o índice de 4,6% registrado em Santos. O município Águas de São Pedro teve o segundo menor índice, de 5,9%;
Rio de Janeiro
No Estado do Rio, Barra do Piraí teve o melhor índice (21,3%) e Japeri, o menor (76,4%).
Informações da Folha Online
Veja a notícia no site do IBGE