26/10/2009

Cuidado com a saúde, jornalista!!

Pesquisa mostra que jornalistas deixam a desejar nos cuidados com a saúde

Sete em cada dez jornalistas estão em dívida com o corpo. Essa é a conclusão a que chegou uma pesquisa que a Escola de Comunicação do Comunique-se fechou nesta quarta-feira (21/10). O estudo colheu informações de 567 jornalistas e profissionais de comunicação corporativa de todo o Brasil.

A conclusão é de que 73% dos entrevistados cometem pelo menos um atentado contra o corpo: ou não praticam atividade física regularmente, ou estão acima do peso, ou fumam ou bebem regularmente.

Na maior parte dos casos, o entrevistado que pratica um esporte está, por exemplo, acima do peso. Em outros casos, o respondente está esbelto graças à malhação, mas bebe toda semana. Ou fuma. Ou, então, combina os vícios. Aí, não há corpo que aguente.

Bons exemplos A conta inversa torna fácil a compreensão da pesquisa. Os 27% que se salvam são aqueles que fazem atividades físicas regularmente, não fumam, não bebem e estão no peso ideal. Tudo ao mesmo tempo, e continuamente.

O filtro é ainda mais rigoroso quando se faz a busca por jornalistas que participam de competições. Somente três em cada 100 disputam provas ou campeonatos.

Foi esse, aliás, o dado que motivou a realização da pesquisa. O Comunique-se queria saber quantos colegas de profissão são representados pelos 13 jornalistas que na quinta-feira (22/10) largarão no Desafio 600K, uma corrida de revezamento que sai de São Paulo e chega ao Rio. Durante quatro dias, eles representarão a equipe da imprensa na prova, que é organizada pela fabricante de artigos esportivos Nike.

Malhação Apenas 9% dos jornalistas correm. Um número bem maior (38%) é adepto da caminhada, atividade física mais praticada na categoria. Academia de ginástica, futebol e natação também são modalidades que atraem.

Mais importante do que escolher uma modalidade é manter a regularidade. Jogar futebol apenas uma vez por semana representa um risco para o corpo — e não um benefício. O personal trainer Paulo Oliveira alerta para os riscos que corre o atleta de fim de semana. "Sem exercícios regulares, o coração não se prepara para uma frequência cardíaca mais alta. Há, portanto, o risco real de parada cardíaca".

Para o preparo físico evoluir, é preciso se exercitar pelo menos duas vezes por semana. "Nesse ritmo, o corpo leva de três a quatro meses para sair da condição de sedentarismo", completa o personal.

Pela TV Apesar de não ser muito engajado em cuidar do corpo, o jornalista adora esportes. Nove em cada dez respondentes acompanham jogos, corridas e provas, pela TV ou in loco. Alguns são apaixonados e não perdem um lance. Outros assistem somente a grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo. Mas quase todos gostam.

O futebol desperta interesse de 68% dos entrevistados. É naturalmente a modalidade preferida. Em seguida, vem a Fórmula 1, com 50%. Talvez por isso os mais importantes esportistas da história do Brasil sejam, na visão dos jornalistas, Pelé (46%) e Ayrton Senna (22%).

Os dados da pesquisa estão disponíveis para download no site da Escola de Comunicação.

Fonte: Comunique-se