11/10/2009

UFT registra recorde de inscritos no vestibular

Vestibular da UFT registra recorde de inscritos para um só semestre

O Vestibular 2010.1 da UFT – o primeiro semestral da instituição - recebeu um número recorde de inscrições para um só semestre. Foram 16.365 inscritos – mais que o dobro do último concurso, no qual a quantidade de candidatos buscando uma vaga no primeiro semestre foi de 7.819.

De acordo com lista provisória divulgada pela Comissão Permanente de Seleção da UFT (Copese), os cinco cursos mais concorridos são, pela ordem:

• Medicina (Campus de Palmas) - 133,82 candidatos/vaga
• Direito (Campus de Palmas) - 66,04 candidatos/vaga
• Medicina Veterinária (Campus de Araguaína) - 31,65 candidatos/vaga
• Enfermagem (Campus de Palmas) - 30,14 candidatos/vaga
• Engenharia Civil (Campus de Palmas) - 27,54 candidatos/vaga

A lista divulgada ainda é provisória, pois ainda está sendo aguardada documentação de candidatos ao sistema de cota para a etnia indígena, que teve atraso devido à greve dos Correios. A concorrência definitiva será publicada nesta quinta-feira (15).

Preparação - Para a presidente da Copese, Maria Dilma Lima, o número expressivo de inscrições, além de refletir a evolução do processo seletivo da Universidade, irá resultar em alunos mais bem preparados. "No método anterior, anual, muitos candidatos escolhiam o semestre onde havia menos concorrência. Agora, com a seleção semestral, ele faz sua escolha somente com o curso que deseja em mente, e se dedica mais para poder passar", diz.

O próximo passo do processo são as provas, que serão realizadas nos dias 14 (habilidade específica) e 15 de novembro. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 18 de dezembro.

Enem - A nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro, não alterará o cronograma do Vestibular 2010.1 da Universidade Federal do Tocantins. O Enem teve datas alteradas por causa do vazamento do conteúdo das provas em São Paulo.

O reitor Alan Barbiero lamentou o ocorrido, já que acredita que a proposta do Enem pode modernizar o processo seletivo daS Instituições Federais de Ensino Superior. Quanto à realização do Vestibular 2010.1 da UFT, ele afirma que a instituição estava preparada para uma eventualidade quando aderiu à proposta - para a qual a destinou 25% das vagas. "Desde então o Edital já define que, se por algum motivo as vagas destinadas ao Enem não fossem totalmente preenchidas, elas seriam aproveitadas pelo próprio Vestibular", explica.


Fonte: Coordenadoria de Comunicação / UFT