19/05/2010

Citroën Hypnos

citroen_hypnos

A Citroën adora uma bossa. Principalmente no que diz respeito à estética. A marca francesa não se faz de rogada para abusar de linhas futuristas e exóticas. 

por Fernando Miragaya

Hypnos_7

O Hypnos causa impacto de cara. Suas linhas fluidas e repletas de músculos, aletas e passagens de ar são distribuídas num carro com dimensões significativas: 4,90 metros de comprimento, 2,17 m de largura, 1,58 m de altura e 3 m de entre-eixos. E o modelo surpreende logo pelo capô esguio com duas protuberâncias nas extremidades.

Hypnos_2 

Nas pontas da tampa do compartimento do motor surgem os faróis com traços bem definidos e praticamente verticais. Na ponta inferior do conjunto óptico, um dos refletores redondos vaza para fora da "pálpebra". 

Hypnos

A entrada de ar frontal na ponta do capô acompanha o desenho das barras cromadas que, ao centro, formam o duplo chevron que é o logotipo da Citroën. Já os faróis de neblina em LEDs foram disponibilizados de forma vertical em compartimentos embutidos na ponta inferior do para-choque, o que confere certa robustez ao desenho.

Hypnos_8

Na traseira, o vidro é bastante inclinado, enquanto a tampa do porta-malas é abaulada e parece se projetar para fora da carroceria. As lanternas são um capítulo à parte. Com cortes retos, elas começam horizontais na altura da tampa do bagageiro, mas invadem as laterais formando uma espécie de seta. Na parte inferior da traseira ainda há tempo para duas saídas de ar com molduras cromadas que formam, logo abaixo do porta-malas, e mais uma vez, o logo da Citroën.

Hypnos_3

Visto de perfil, o Hypnos realmente sugere um crossover, com seu porte parrudo e musculoso. A linha de cintura alta é quebrada na altura da coluna traseira. O teto tem caimento acentuado e a carroceria é cortada por diversos vincos e saliências.  

PD*24408318

Como de costume em conceitos, a coluna central não existe e as maçanetas são embutidas na altura da junção das duas janelas, com a porta de trás sendo de abertura inversa -- do tipo "suicida".

Hypnos_4

O Hybrid4 combina um motor a combustão diesel 2.0 HDi FAP de 200 cv e 45 kgfm posicionado na frente, com um propulsor elétrico traseiro de 50 cv e 21,7 kgfm. O sistema inclui tração integral e um câmbio automatizado de seis marchas. Desta forma, o Hypnos promete um zero a 100 km/h em 9,4 s, retomadas de 30 km/h a 60 km/h em 2,6 s, máxima de 212 km/h, consumo de 22,2 km/l em ciclo misto e emissões de 120 g de CO2 por quilômetro.

Hypnos_10

É dentro do Hypnos, contudo, que os desenhistas da marca francesa levaram seus devaneios ao extremo. O habitáculo mistura e retorce as cores do arco-íris nos bancos, painéis e revestimentos. Visto de fora, mais parece um mosaico de tons fortes e vivos.

Hypnos_11

É a tal "percepção sensorial" que o fabricante diz querer passar para os ocupantes do carro, um efeito de "pura magia", segundo a própria Citroën. Volante e pedais abusam de cores e formas que também fazem parte do universo psicodélico e pouco prático dos designers. E até mesmo o encosto de cabeça é inovador, já que sua sustentação parte do teto, e não do banco.

--

Fonte: Postado por Jerry William no .: Mil Coisas em 5/18/2010 09:51:00 PM