16/05/2010

Indícios de corrupção...

Por Carlos Henrique Furtado

asfalto-certo 

Quando o  morador ver o asfalto sendo feito na sua rua deve prestar atenção. Pois muitas vezes  asfaltar ruas é o caminho de desvio de dinheiro público.
Como é?
A prefeitura recebe recursos para asfaltar as ruas. O asfalto tem que ter algumas normas técnicas, como espessura, tipo de pedras e compactações a serem feitas, etc. Em vez disso, jogam algumas pedras e cobrem  com piche. Para todos os efeitos o asfalto está feito. Mas na primeira chuva os buracos  abrirão e o cidadão verá sua rua virá um “queijo suiço” cheia de buracos e poças d’água.

asfalto-roubado

Por isso o cidadão pode ajudar a fiscalizar e denunciar. Chame o Ministério Público e denuncie o que está acontecendo. É seu dinheiro que estão desviando. Em vez de lhe dar qualidade, lhe dão qualquer coisa, e dizem que a verba para asfaltar foi aplicada, è assim que muitos prefeitos ficam ricos. Enquanto você, terá apenas seis meses de alegria de ter sua rua asfaltada, pois com a chegada das chuvas, a “maquiagem” feita, escorrerá com as águas. Aí o cidadão começará a pedir reacapeamento. Começa então tudo de novo . Recebem verbas publicas e fazem uma maquiagem, que dura até a primeira chuva. E assim caminha a corrupção.


Agora leia como uma rua deve ser asfaltada.


1. Primeiro, é feito um estudo de nível, para acertar a altura da rua com a das casas. Em seguida, vêm a limpeza e terraplenagem do terreno. Se o solo for resistente, adicionam-se entre 5 e 10 centímetros de terra semelhante à original para reforçar. Se ele for instável, como o de um brejo, a camada pode ir de 60 centímetros a 3 metros de espessura
2. A sub-base, ou base granular, é um estrato de cerca de 15 centímetros, geralmente composto de pedras de 7 a 10 centímetros de diâmetro. Os espaços vazios são preenchidos com pó de pedra e compactados com rolo compressor. Em lugares pouco movimentados essa camada pode ser feita de saibro (uma mistura de areia, argila e cerâmica), ou rochas pequenas
3. Com 7,5 centímetros de altura em média, a base é feita de pedras de 2 a 5 centímetros, cujos formatos se encaixam após a compactação. Os espaços são preenchidos com asfalto diluído, que impermeabiliza e dá liga. Na superfície é aplicada uma película de um tipo de asfalto chamado emulsão asfáltica, que gruda a base ao revestimento que virá por cima
4. O pavimento é revestido com cerca de 5 centímetros de concreto asfáltico. O asfalto é um material negro derivado de petróleo que começa a amolecer e a ficar grudento a partir de 50 ºC. Quando esfria, endurece e fica bem preso à base. Os asfaltos modernos, que precisam agüentar muita carga, têm aditivos químicos e restos de pneus para durar até 30 anos.
Combustível
Outra maneira que o administrador público desvia dinheiro é através da compra de combustível. “Compram” muito mais litros do que realmente usam. Como não existe controle.  Os litros excedentes, que na realidade não foram comprados, mas apenas pagos, são rateados entre quem faz parte do “Grupo”. E assim  vão desviando o dinheiro público para seus bolsos.

Por isso, peça prestação de contas do prefeito de sua cidade. Saiba quanto ele esta gastando, e com o que. Só assim, com a participação da sociedade poderemos combater a corrupão, desmascarar políticos corruptos. E  usufruir dos benefícios que o dinheiro público paga, mas não recebemos.
Licitações
Outro detalhe que o cidadão deve ficar atento são as licitações. Quem é (ou são) as empreiteiras responsáveis pelas obras em seu município? Se na maioria das obras é a mesma empreiteira, pode ser muito suspeito. É outro caminho que pode está sendo desviado o dinheiro público. Do mesmo jeito que o asfalto, a obra, muitas vezes é feita com material inferior, para que sobre uma boa diferença em dinheiro para ser desviado.
E você cidadão, em vez de ter uma escola, um prédio público de primeira qualidade, receberá um prédio “maquiado” de primeiro mundo mas com material de terceira.
Saude
Nessa área existe várias formas de desvio. Uma delas é ser efetuada a compra de remedios com uma especificação, mas na verdade recebem com outra bem inferior.
Por exemplo:
Compra-se remedio com 100ml, mas ao receber o remedio é de apenas 50ml. Essa diferença de 50% é desviada.

Fonte: Sudeste Hoje