26/06/2009

UFT faz história com outorga de honoris causa a Morin e Raimunda

A Universidade Federal do Tocantins marcou sua história na manhã desta quinta-feira (25), ao conceder o título de doutor Honoris Causa – a maior honraria outorgada pela Instituição - ao filósofo e sociólogo francês Edgar Morin e à líder comunitária e quebradeira de coco da região do Bico do Papagaio, Raimunda Gomes da Silva, ou Raimunda Quebradeira, como é mais conhecida. A solenidade, que contou com a presença de professores, acadêmicos, autoridades do Estado e município, e ainda familiares e admiradores dos homenageados, aconteceu no Cuíca, na UFT, em Palmas.

A outorga das honrarias foi aprovada pelos membros do Conselho Superior Universitário da UFT (Consuni), no último dia 27 de maio. O título de doutor Honoris Causa da UFT é concedido à pessoa que se destacou pelos relevantes serviços prestados em prol da cultura e da humanidade. O dia era de festa e a entrada dos homenageados, no Cuica, foi triunfal. O ato, ao som das músicas Nós é Jeca, mas é Jóia e Coco Livre, cantadas por Genésio Tocantins, mexeu com o público.

Foto: Valéria Nepomuceno Raimunda e Morin após receberem títulos de doutora e doutor honoris causa da UFT

Na oportunidade, o reitor da UFT, Alan Barbiero, destacou a importância do momento, dizendo que não é todo dia que se tem o privilégio de receber e homenagear um dos maiores pensadores do mundo na atualidade, Edgar Morin, e também entregar a mesma honraria a uma líder comunitária, Raimunda Quebradeira. “Com certeza, é um marco para a UFT. Eu desconheço outra universidade que fez algo assim”, justificou o reitor, fazendo alusão aos saberes científico e humano. Sobre a homenagem, afirmou: “esse reconhecimento se dá pela grande contribuição que vocês proporcionaram e proporcionam ao mundo, e a UFT acredita em um novo começo e quer ajudar a escrever essa história”, completou.

Raimunda Quebradeira, que teve sua história contada pelo professor José Damião Trindade Rocha, foi indicada à homenagem pelo professor José Ramiro Lamadri, ambos do curso de Pedagogia da UFT. Raimunda agradeceu a Deus e relatou sobre sua luta na região do Bico do Papagaio para organizar associações e reivindicar os direitos das mulheres extrativistas. Falou também de política, honestidade, a importância dos estudos e da vida. “Estudar é a melhor coisa que tem”, disse ela acrescentando que “a maior riqueza que a gente tem no mundo é a vida”.

Foto: Valéria Nepomuceno Público durante homenagem a Raimunda Quebradeira e Edgar Morin no Cuica

Já Edgar Morin, indicado à homenagem pelo reitor Alan Barbiero, e que teve sua vida narrada pelo professor José Manoel Miranda, fez observações sobre os distintos saberes. Ele explicou que “sem a cultura humanista, o mundo científico é privado de reflexão”. Morin também manifestou a intenção de ligar as duas culturas em favor da compreensão humana. “Não há progresso se não houver compreensão”, advertiu o filósofo, afirmando que a compreensão deveria ser ensinada em todos os estágios da vida escolar, desde a pré-escola.

A secretária estadual da Educação, Dorinha Seabra, elogiou a atitude da UFT. “Essa universidade tem um papel importante, pois está crescendo e se propondo a ajudar o Estado em seu desenvolvimento”, ressaltou. Além dos homenageados e do reitor Alan Barbiero, também formaram a mesa o vice-reitor José Expedito Cavalcante, as reitoras da Unitins, Jucylene Borba, e do Instituto Federal de Ensino Tecnológico Superior do Tocantins (IFET-TO), Maria da Glória, a secretária da Educação - representando o governador Marcelo Miranda - Dorinha Seabra, o prefeito de Palmas, Raul Filho, o deputado federal, Moisés Avelino, e o senador da república Cristovam Buarque.

Foto: Valéria Nepomuceno Mesa formada para homenagem da UFT a Raimunda Quebradeira e Edgar Morin

Morin – É considerado um dos pensadores mais importantes da atualidade. Ele é formado em Direito, História e Geografia e autor de mais de 60 livros. O filósofo é conhecido pela interdisciplinaridade de seu trabalho, transcendendo as fronteiras habituais entre as disciplinas acadêmicas para abordar assuntos como a relação ideologia-política-ciência, a natureza do pensamento humano, métodos educacionais e as diversas faces do conhecimento.

Raimunda - Foi quebradeira de coco durante toda a vida, e é responsável pela mobilização e organização das mulheres da região do Bico do Papagaio na busca pelos seus direitos, pela cidadania e pela qualidade de vida. Os trabalhos e projetos desenvolvidos pela líder comunitária a levaram a contar sua experiência em vários países, em palestras e seminários.

Nascida em Novo Jardim (MA) em uma família de 10 irmãos, Raimunda casou-se aos 18 anos, mas enfrentando dificuldades no casamento, abandonou o marido 14 anos depois e criou sozinha, trabalhando na lavoura, os seis filhos. Ao chegar ao Bico do Papagaio, empenhou-se para levar trabalho comunitário à região e proteger os moradores das ameaças de grileiros, e começou a mobilizar a criação de sindicatos rurais.

Fonte: Universidade Federal do Tocantins