10/03/2011

Cuidados na Web

O poder das palavras na internet:
Cuidados com Segurança e Reputação

 

O episódio do seriado Criminal Minds da última semana, abordou um dos assuntos mais complexos da internet: O nível de exposição pessoal e a segurança das informações postadas. Com o nome "The Internet is Forever" (A internet é para sempre), o episódio tratava a história de um psicopata que achava seus alvos através de sites de relacionamento. As vítimas eram bem liberais e postavam tudo do seu dia a dia no Facebook e Twitter, desde que teriam no jantar até onde iriam nos encontros.
Em um diálogo, uma questão interessante foi abordada: "A vida de quem seria tão importante para estarmos interessados nesse tipo de detalhe?". E a resposta melhor ainda: "Ninguém é tão importante, mas todos queremos acreditar que temos um público que quer saber tudo o que fazemos".
A trama é desenvolvida em cima desse tipo de percepção em que as pessoas não possuem filtros e noções de segurança com relação às informações que postam sobre si. Não percebem que a internet nunca esquece, que uma vez na rede, estará lá para sempre.
O tipo de linguagem e de relevância, a cada dia que passa se torna um empecilho dentro das mídias sociais. Essa facilidade na conexão e na exposição de nossas vidas pessoais, quando não tratadas com importância, pode ter sérios danos, seja com algum nível de perseguição ou declínio na reputação ou em até situações mais leves, mas que não devem ser também deixadas de lado.
Um dos problemas encontrados no tipo de informação e escrita postada na internet é a conexão e o lado intimista que as redes sociais buscam. Quando sentamos no computador não percebemos quantas pessoas estarão nos lendo, e assistindo nossas ações quando divulgadas. Hoje em dia é comum uma busca por followers no Twitter, onde os números ultrapassam a nossa imaginação. Se cada pessoa postasse uma intimidade, acredito que em pouco tempo, todos no mundo seriam íntimos um dos outros sem ao menos saber.
E é esse tipo de preocupação que as pessoas deveriam se conscientizar. Até que ponto uma exposição pessoal é válida na internet? Afinal, não estamos tratando apenas de zelar por uma reputação, mas sim pela segurança e o cuidado com a nossa própria intimidade. Dessa forma, resolvi listar algumas dicas que devem ser refletidas e agregadas as nossas vidas quando estamos dialogando através das mídias sociais.

Cuidando da reputação ao dividir conteúdo
  1. Estrutura e foco – o posicionamento online deve ser pensado, mesmo com relação as redes de relacionamento. Quando bem estruturado existe uma receptividade melhor do público, contribuindo com possível conteúdo valioso.
  2. Interação com o público: quando apresentamos um ar intimista, seja em mensagens de boas vindas, ou respondendo discussões, fazendo comentários, o público se sente reconhecido e valorizado.
  3. Ser um bom ouvinte: Não se pode compreender o significado de todas as conversas nos vários canais de mídias sociais, mas deve-se ouvir e perceber os canais que devem ser respondidos, e não abandoná-los apenas por falta de tempo.
  4. Compartilhar conteúdo: Ser um filtro de informações válidas torna as relações mais receptivas e mostra o tipo de segmentação abordada por cada um nas mídias sociais. Fornecer conteúdos interessantes e diferenciados faz com que a sua imagem digital seja bem vista.
  5. Continuidade: Regular conteúdo é uma arma valiosa para visibilidade online. Quando pré-estabelecidos, os resultados podem ser vistos de maneira mais eficaz e as interações virtuais se tornam mais fáceis com cronogramas.
  6. Manter o público confortável: Ao contribuir com suas ideias você se coloca na frente de uma platéia. Isso permite que os membros o conheçam melhor, aumentando a confiança e credibilidade. Significa, também, obter reconhecimento e uma melhoria da reputação. Reconheça as contribuições de outras pessoas, respondendo às suas observações e mantendo-os engajados.
  7. Manter o mesmo tom de fala: Encontrar o tom certo sem nunca perder a paciência enquanto uma resposta por escrito é um verdadeiro desafio. É necessário um esforço para manter a mesma linha de educação independente das diversidades encontradas no mundo virtual. O sucesso aparece através do esforço de apreciar as oportunidades de se mostrar bem posicionado em qualquer situação.
Cuidando da segurança pessoal nas mídias sociais
  1. Excesso de informações pessoais: Apesar das facilidades de se compartilhar informações online, é necessário saber os limites. Dados pessoais devem ser mantidos em segurança, como data de nascimento, endereço residencial, telefones.
  2. Verifique antes de confiar: Em todas as relações é necessário um tempo para desenvolver um certo grau de confiança. Portanto, não seria diferente no ambiente online. Assim, é sempre bom verificar onde estamos navegando, da mesma forma que não iríamos em lugares suspeitos, não podemos fazer isso virtualmente.
  3. Evite compartilhar detalhes pessoais: Mostrar todos os passos virtualmente pode ser um grande problema a longo prazo. Cuide da sua vida online, tanto quanto teus passos reais. Se você não divulga tudo o que faz por segurança própria, porque faria isso no Twitter ou Facebook?
  4. Não se arrependa do que fez: Pense antes de postar qualquer tipo de coisa na internet. Seja sobre alguma pessoa ou alguma empresa, ou até seu próprio ambiente de trabalho. É melhor prevenir do que lidar com problemas maiores.
Popularidade online não quer dizer status: Não acredite que só porque tem 100 mil followers no Twitter, ou um número X de amigos no Facebook, que você é considerado uma celebridade. Ter mais pessoas desconhecidas sabendo sobre você só abre mais espaço tanto para uma queda de reputação. Use estratégias bem pensadas para situações nesse contexto.