23/03/2011

Ibama vai doar viaturas velhas

Soube esta semana que os órgãos ambientais no Tocantins já estão envidando ações para o combate às queimadas no Tocantins. Isto é muito bom! Alguns municípios e organizações não-governamentais tocantinenses vão ganhar um reforço interessante no combate às queimadas. É que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai doar algumas viaturas velhas e que estão no antigo prédio da instituição, perto da Receita Federal, em Palmas. Passo por lá frequentemente, indo para casa, e resolvi fazer umas imagens, tanto do prédio quanto dos carros - pelo lado de fora. As imagens (de celular) passam a impressão de abandono. Veja as fotos:


Prédio fica perto da Receita Federal, bem no centro de Palmas

Viatura que era usada no combate a queimadas será doada

Impressão de abandono é a primeira que se tem ao chegar no local

Pela lateral do prédio é possível visualizar outros carros, mais ao fundo em um galpão


Em conversa telefônica mantida nesta nesta terça-feira (23) com a administradora do Ibama no Tocantins, Maria Madalena Aguiar, soubemos dos processos de doação. Ela informou que eles já estão tramitando e que até o mês que vem estarão concluídos, ou seja, as viaturas que lá estão serão repassadas para municípios e ONGs (não foram informadas quais são e nem quantas são!).
Soubemos também que o prédio (que é de propriedade do próprio Ibama) onde estão as viaturas foi interditado por causa de um incêndio e não é mais utilizado. A maioria dos veículos está em um galpão nos fundos, ao qual não há acesso visual completo. Um dos carros (como mostra a fotografia) está bem na frente do prédio, mas olhando pelas laterais é possível visualizar mais alguns veículos.
Imagino que o processo de doação não é nada fácil, porque esses carros já estão lá há bastante tempo. Ainda bem que, parece, serão reutilizados por prefeituras carentes (espero) e que sejam efetivamente usados no combate às queimadas. Fica a nossa esperança neste sentido!!