18/03/2011

Reação a bullying faz sucesso na web

Vídeo de reação a bullying

faz sucesso na internet

Segundo o pai do garoto, ele vinha sofrendo agressões há anos; vídeo fez sucesso por remeter ao clássico Street Fighter

 

Frame do vídeo que foi retirado do Youtube
O estudante australiano Casey Heynes, de 16 anos, tornou-se sensação na web ontem à tarde. Ele é o “protagonista” do vídeo “Zangief Kid”, postado no YouTube. A gravação, feita por um colega de Heynes no pátio da escola, é o registro de uma briga entre dois estudantes da Chifley College Dunheved Campus, em Sydney, na Austrália.

No vídeo, um garoto franzino de 12 anos faz agressões físicas e verbais contra Heynes, segurando-o pelo pescoço e dando murros em seu rosto sucessivamente. Enquanto isso, quatro colegas acompanham o embate dos dois sem interromper a luta. Irritado, Heynes reage levantando o agressor em seus braços para jogá-lo no chão em seguida. Na queda, o menino de 12 anos bate o tornozelo em um degrau e se afasta reclamando de dor.

Piadas e comparações entre Heynes e o lutador Zangief do jogo de videogame Street Fighter ganharam as redes sociais. Isso porque o garoto aplica um golpe similar ao do lutador do jogo, conhecido como “pilão”. O termo “Zangief” está nos Trending Topics Brasil do twitter desde ontem. O vídeo foi amplamente divulgado no Facebook e recebeu diversos comentários favoráveis à reação de Casey, que aparentemente virou um ícone para muita gente que sofreu bullying em algum momento da vida escolar. Mas e quanto à violência?

A escola suspendeu por quatro dias os dois estudantes que protagonizaram a briga e declara que nenhuma atitude violenta por parte dos alunos merece tolerância. O pai de Heynes contou que ele vem sofrendo bullying há anos e reagiu de maneira agressiva, mas reforça que o filho nunca teve atitudes violentas antes. Ele teme represálias contra Heynes por causa da briga e lamenta que nem todos os pais eduquem os filhos para evitar esse tipo de conflito.

O YouTube tenta retirar o vídeo do ar por causa de seu conteúdo violento. Mas são inúmeras as versões são postadas com nomes diferentes para burlar as normas do site.

Eu vi no Guia do Estudante (Com informações do Herald Sun)
O vídeo ainda pode ser conferido no VideoLog (o link pode quebrar, porque pode ter sido retirado já)