07/06/2010

Maior pivô do mundo no Tocantins?

O desafio de irrigar áreas grandes e pequenas está superado, diz a Lindsay, que instalou recentemente o maior pivô do mundo em Tocantins e acaba de lançar um mini pivô para irrigação de pequenas áreas com plantas de baixo porte, como gramados e hortaliças. Esses trabalhos estão sendo apresentados pela empresa sediada com Mogi Mirim (SP), que reestruturou a empresa e ampliou os investimentos em tecnologia para atender aos planos de expansão no Brasil.
O maior pivô central construído no país – com um raio irrigado de 1.300 m e 26 torres – foi instalado em 2009 e já está em funcionamento em Tocantins (RO), em área de 530 ha, inaugurando um novo conceito de irrigação. Além do tamanho do equipamento, um dos diferenciais é a quantidade de água usada na irrigação, com lâminas menores de 4 mm. “Os testes de operação com lâmina reduzida fazem parte da estratégia de buscar o equilíbrio da produtividade com maior rentabilidade”, explica Eugênio Brunheroto, diretor-presidente da Lindsay América do Sul. O projeto de irrigação de cana em Tocantis foi implantado na Fazenda Cana Brava e o equipamento opera com vazão de 506 m³ por hora e leva 44 h para percorrer toda a volta (velocidade máxima).
O conceito inovador inaugurado com esse sistema – que atende às necessidades da lavoura com economia em relação aos sistemas tradicionais – pretende mostrar a eficiência e o custo/benefício da irrigação de cana-de-açúcar. A instalação dos pivôs faz parte de um estudo de viabilidade que pretende analisar se o aumento de produtividade da cana irrigada compensa os custos de instalação do sistema, o que será avaliado durante a safra. Os testes de operação com lâmina reduzida, fazem parte desta estratégia de buscar o equilíbrio da produtividade com maior rentabilidade.

ÁREAS PEQUENAS GANHAM MINI PIVÔ
A irrigação de pequenas áreas com plantas de baixo porte, como gramados (pastos, campos de golfe e futebol), lavouras de folhosas e batatas, que sempre foram limitadas quando o assunto era irrigação por meio de pivô, agora já podem contar com um novo equipamento desenvolvido pela Lindsay: o GreenField. É um mini pivô lateral e autoreverse com estrutura galvanizada e medidas especiais: altura livre de 1,80 ou 2,40 m, vãos de 24,4 a 36,6 m e máximo de 8 torres. É recomendado para áreas de até 30 ha O equipamento é leve e fácil de montar e operar, e pode ter operação automatizada.
Segundo técnicos da Lindsay, é um equipamento muito eficiente e com custo benefício interessante, pois além de exigir menor investimento para instalação, tem baixo consumo de energia e pode ser rebocado para outras áreas, ampliando sua utilização em vários campos. A cobertura de irrigação alcança 98% da área. A demanda por este tipo de equipamento no Brasil atende principalmente a irrigação dos campos de golfe que estão crescendo no país, mas também possibilita a irrigação de hortaliças em cultivos familiares. O equipamento será demonstrado durante a Agrishow. 

Fonte: Irrigazine 
Obs.: Só faltou informarem em qual cidade do Tocantins está localizado este pivô. Eles também erraram a sigla do Estado, colocando RO, em vez em TO.