26/10/2010

Núcleo estuda vida e obra de Zygmunt Bauman

Criado no mês de setembro no Campus da UFT em Araguaína, o Núcleo de Estudos Bauman e a Educação tem realizado reuniões todas as quartas-feiras, às 16 horas, no Campus. Atualmente o grupo estuda a obra "Vida Líquida", publicado em 2007. O coordenador do Núcleo, professor Adriano Oliveira, diz que além dos estudantes vinculados ao seu projeto de pesquisa, o Núcleo está aberto a toda a comunidade acadêmica, professores, interessados, profissionais e alunos de outras instituições de ensino.

O objetivo principal do Núcleo, segundo Oliveira, é contextualizar a obra do sociólogo polonês Zygmunt Bauman na área da educação, compreendendo de que forma o contexto social em que vivemos tem afetado a construção da juventude e adolescência contemporâneas. "Necessita-se, cada vez mais, de professores capazes de discutir os acontecimentos sociais junto aos adolescentes, no ensino médio,de modo que tenhamos uma escola coadunada com o mundo da vida e não mais memorística e livresca, como inúmeros diagnósticos educacionais ainda apontam", conceitua Oliveira.

Divulgação - Como forma de disseminar as reflexões sobre a obra de Bauman foi criado um blog - http://baumaneaeducacao.blogspot.com. Para Oliveira, a ferramenta "permitirá que professores de outras instituições, igualmente interessados nas discussões teóricas que envolvem a adolescência e o ensino médio, possam estabelecer relações interinstitucionais que viabilizem o aprofundamento dos acadêmicos da UFT nas questões educacionais".

Para inscrições e maiores informações sobre o Núcleo e obras de Bauman, deve-se enviar e-mail para o professor Adriano (adriano.oliveira@uft.edu.br) ou entrar em contato pelo telefone 63-2112-2237.

Fonte: Site da UFT