15/01/2009

Edição de "Survivor" filmada no Tocantins divulga participantes

SÃO PAULO (Último Segundo - IG) – Os produtores do programa norte-americano "Survivor" revelaram hoje quem serão os participantes de sua 18ª edição, filmada no Brasil. As gravações de "Survivor: Tocantins - The Brazilian Highlands" foram realizadas no Parque Estadual do Jalapão, a 200 quilômetros de Palmas, e, segundo a emissora CBS, vão provar que é uma das regiões "mais inóspitas" já visitadas pela atração.

A propaganda, no entanto, é um pouco diferente da realidade, já que, apesar das altas temperaturas e da aparência desértica, o parque de 34 mil quilômetros quadrados possui lagos e conta com as caudalosas águas do Rio Novo. Fenômeno de audiência nos Estados Unidos, "Survivor" foi adaptado pela rede Globo como "No Limite" e ganhou três temporadas no País. Esta é a segunda vez que o Brasil serve de locação: em 2003, a Amazônia serviu de palco para a disputa.

O nome da próxima edição do programa é uma referência às "highlands", formação geográfica típica da Escócia, de baixa altitude, com vegetação parca e rasteira. Iniciadas em novembro, as gravações provocaram polêmica devido à acusação de que a grande equipe da atração – cerca de 300 pessoas – estaria danificando a área protegida do parque, o que foi negado tanto pelos produtores quanto pelo governo do Tocantins.

A assessoria de imprensa do governo estadual afirmou que o poder público não ganhará nada por autorizar as locações, só publicidade espontânea, mas teve de assinar um termo de confidencialidade para não revelar detalhes sobre o desenrolar da trama, exibida em episódios. O Naturatins, instituto responsável pela preservação do meio ambiente no Tocantins, garante que realizou monitoramento constante na região.

Os 16 participantes de "Survivor", de 19 a 53 anos, vão participar ao longo de 39 dias das atividades e jogos impostos pela produção, disputando prêmios e dinheiro. Os competidores foram divididos em duas equipes, Jalapão e Timbira, e serão eliminados ao longo do programa. Entre os selecionados, estão uma cabeleireira, um fazendeiro, um sargento do exército, uma motorista de ônibus, um executivo bem-sucedido e até uma ex-popstar – Taj Johnson-George era uma das integrantes do extinto trio pop feminino SWV, indicado ao Grammy.

De acordo com a CBS, ao longo da temporada os participantes "vão lutar contra temperaturas escaldantes, chuvas torrenciais e a perigosa vida animal local", que é constituída por espécies típicas do cerrado, como o tamanduá-bandeira, capivara, onça-pintada e o veado-campeiro. A estreia nos EUA será exibida no dia 12 de fevereiro.