10/01/2009

Escorregões da tecnologia

As sete previsões de tecnologia mais furadas de todos os tempos

Por Robert Strohmeyer, editor da PC World, de São Francisco.

1) O grande computador "Acho que existe um mercado mundial de talvez cinco computadores." - Thomas Watson, presidente da IBM, em 1943

Vale lembrar que o "computador" ao qual Thomas Watson se referia era uma máquina quase do tamanho de uma casa. Na época, até fazia sentido dizer que pouquíssimas pessoas desejariam uma máquina daquele tipo.

2) A caixa de madeira "A televisão não será capaz de se fixar em qualquer mercado onde for inserida após seis meses. As pessoas logo se cansarão de ficar olhando para uma caixa de madeira compensada todas as noites." - Darryl Zanuck, executivo da 20th Century Fox, em 1946.

3) Invasão nuclear "Aspiradores de pó movidos a energia nuclear serão provavelmente uma realidade em dez anos." - Alex Lewyt, presidente da Lewyt, fabricante de aspiradores de pó, em 1955.

4) PC para quê? "Não há razão para que qualquer pessoa queira ter um computador em sua casa." - Ken Olsen, fundador da Digital Equipment Corporation, em 1977.

5) Engolindo as palavras "Quase todas as previsões feitas agora sobre 199 se baseiam no contínuo crescimento exponencial da internet. Mas eu prevejo que logo a internet vai se tornar uma espetacular supernova e em 1996 entrará em colapso catastroficamente." - Robert Metcalfe, fundador da 3Com, em 1995.

6) Maçã podre "A Apple já está morta." - Nathan Myhrvold, ex-Chief Technology Officer (CTO) da Microsoft, em 1997. Quem teria previsto que, pouco mais de uma década depois, aquela mesma empresa em decadência estaria aumentando sua participação no mercado de desktops, dominando o mercado de música digital e tornando-se um dos três maiores no segmento de smartphones?

7) O fim do spam "Em dois anos, o spam terá desaparecido." - Bill Gates, fundador da Microsoft, em 2004. De acordo com as estimativas mais recentes, o montante de spam que atualmente invade nossas caixas de e-mail - e que representa 92% de todas as mensagens eletrônicas trocadas no mundo, está longe de ser erradicado. Certamente não foi uma das melhores apostas de Bill Gates.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/01/06/as-sete-previsoes-de-tecnologia-mais-furadas-de-todos-os-tempos/