10/03/2009

Internet elétrica

Internet pela tomada de eletricidade deve chegar ao Brasil

por Diego Martins

Estamos cada vez mais próximos de utilizarmos a internet conectando-nos através de uma tomada de energia elétrica. Se você pensa que isso só acontecerá daquii muitos anos, está enganado.

A Anatel, agência reguladora das telecomunicações, e a Aneel, agência que cuida das questões de enegia elétrica, estão preparando tudo, para que possa ser lançado no Brasil a internet via fios de eletricidade, tecnologia chamado de Power Line Communication (PLC).

As redes do Brasil estão tecnicamente prontas para receber o serviço, seria apenas necessário fazer alguns ajustes. Como instalar roteadores nos postes e um modem teria que ser instalado na casa do cliente.

"Estamos querendo baixar o custo dos serviços, e isso acontece ampliando a oferta. Hoje temos banda larga por cabo, por satélite, por frequência, e por que não pela rede elétrica?", questionou Emília Ribeiro, responsável pelo assunto dentro da Anatel.

Essa tecnologia permite um acesso a internet na velocidade de 20 megabits por segundo (Mbps), duas vezes mais do que é oferecido hoje, pela maioria dos provedores de banda larga. Com equipamentos mais moderno é possivel alcançar a velocidade de 200 Mbps.

A nova forma de navegar na internet conta com o apoio do governo, pois muitos brasileiros que não tem acesso a rede mundial, ganharão essa oportunidade. Por que apenas 3% da população não possui energia eletrica, mas esse índice deve chegar a 0% no final de 2010.

Outra vantagem do serviço é que haverá um queda drástica nos preços das mensalidade pagas para ter internet em casa, por que atualmente o mercado é dominado por operadoras de telefonia fixa.

Mesmo com tudo em mãos, teremos que esperar até que as empresas distribuidoras de energia elétrica se regularizem e começem a fazer as instalações necessárias.

Fonte: http://www.megacubo.net/internet-tomada-eletricidade/