Por Thomás Müller
A UFT lança, na próxima quinta-feira (12), o seu novo Portal do Aluno na Internet. Na página, hospedada no site da UFT, o estudante terá acesso todas as informações e procedimentos referentes à sobre a vida acadêmica dos estudantes, como histórico escolar, estrutura curricular dos cursos, calendário acadêmico e horário das aulas, pré-matrícula e comprovante de matrícula, entre outras. Os usuários podem retirar suas senhas de acesso também a partir do dia 12, nas Secretarias Acadêmicas dos campi– que, até agora, eram os únicos locais onde todas as informações estavam disponíveis.
O sistema que alimenta o site foi desenvolvido pela própria Diretoria de de Tecnologia da Informação da UFT, e retira as informações de cada aluno diretamente do Sistema de Informações para o Ensino (SIE). Segundo o diretor Rogério Nogueira, poucas universidades do país têm oferecem esse tipo de facilidade. “O que acontecia na UFT, e é uma realidade na grande maioria das instituições do país, é que, quando um aluno precisava ter acesso a um documento, como, por exemplo, o histórico escolar, precisava se dirigir até a Secretaria Acadêmica, fazer uma requisição, esperar a impressão e, dependendo do caso, pagar uma taxa – um processo muito mais longo e demorado. O novo Portal do Aluno vai mudar esse quadro”.
Rogério ressalta que o lançamento do site só foi possível graças ao trabalho dos secretários acadêmicos – que desempenham a função de reunir, distribuir e incluir as informações de cada aluno no SIE. “Nossa parte foi criar um dispositivo que fizesse a ponte entre esses dados e os alunos. Mas isso não seria possível sem a dedicação das secretarias, que desde o início da Universidade alimentam o Sistema com os dados dos alunos de todos os campi”.
Conquista - “A construção do Portal do Aluno atende a uma demanda dos estudantes, dos secretários acadêmicos e da própria Pró-Reitoria de Graduação”, explica a pró-reitora Isabel Auler. “O Portal será com certeza uma ferramenta fundamental pois, permite que o aluno tenha acesso facilitado e irrestrito à documentos importantes da sua vida acadêmica, desde o Manual do Aluno e informações específicas de seu curso. Ele também desafoga as Secretarias Acadêmicas, permitindo que o constante trabalho de organização e acompanhamento dos dados dos estudantes – fundamental para o funcionamento desta nova ferramenta – seja feita da melhor forma possível.
A secretária acadêmica do Campus Universitário de Palmas, Ana Cláudia Rosa, reforça esta idéia. “Ganham os alunos, que vai ter mais autonomia na gestão de sua vida acadêmica e, como não será mais necessário se deslocar até a UFT para obter documentos, economizará tempo e dinheiro. Ganham as Secretarias e a Universidade, pois a prestação de serviços vai ser agilizada e o gasto com recursos materiais, minimizados – o que reflete, inclusive, na preservação do meio ambiente, com a diminuição das impressões. O Portal do Aluno é uma conquista para a qual, como secretária acadêmica, me orgulho de ter contribuído”.
Fonte: UFT