PF deflagra operação para coibir uso de equipamentos americanos
A Polícia Federal deflagrou hoje de manhã, em cinco estados, a operação “Satélite” que visa interromper o uso ilícito de satélites militares americanos para comunicação a partir de pontos do território nacional.
Comandada pela PF de Minas Gerais, a operação cumpre 20 mandados de busca e apreensões em Caratinga (6), Uberlândia (1), Governador Valadares (2) e Ubaporanga (1) no Estado mineiro, além de 3 em Goiânia (GO), 1 em Barra do Garça (MT), 1 em Palmas (TO) e 2 em Araguaina (TO), 2 em Campo Grande (MS) e 1 em São José (SC).
Em Mato Grosso, o mandado já foi cumprido e houve apreensão de antenas e transmissores.
A investigação contou com a participação da Anatel que ratificou as coordenadas geográficas dos pontos indicados pelo Departamento de Defesa Americana, controlador dos satélites FLEETSAT-8 e UFO.O sistema utilizado é resultado da fabricação caseira de transceptores e antenas que trabalham na freqüência e direção dos indigitados Satélites.
Os infratores identificados responderão pelo crime inscrito no artigo 183 da Lei 9472/97, a Lei Geral das Telecomunicações, e estarão sujeitos às penas que variam de 2 a 4 anos de detenção e multa.
Por Raquel Ferreira, às 11:07 de 18/03/2009
Fonte: Gazeta Digital