Documento, com projeções da atividade econômica em 2009, será lançado às 10h desta quarta-feira (25/3)
Neste ano de crise, o Brasil vai entrar em recessão? Como ficarão os empregos? A taxa Selic chega mesmo ao inédito valor de um dígito? E como a cotação do dólar fechará o ano? E a inflação?
Para contribuir no desenvolvimento de longo prazo do país e ajudar a responder às questões acima, o Ipea apresenta, depois de amanhã (quarta-feira, dia 25/3), suas projeções para a atividade econômica em 2009.
A Carta de Conjuntura de março, a primeira das quatro anuais, será divulgada para a imprensa em Brasília, às 10h. Como já foi feito em 2008, é nesta primeira Carta de Conjuntura do ano em que são apresentadas as estimativas para bandas de variação de quatro grandes séries de indicadores da nossa economia:
1. NÍVEL DE ATIVIDADE
PIB, emprego, agropecuária, indústria, serviços, comércio e transporte.
2. DEMANDA AGREGADA
Consumo total, privado e do governo, formação bruta de capital fixo, exportações e importações.
3. SETOR EXTERNO
Conta corrente, balança comercial, exportações, importações, serviços e rendas e transferências unilaterais.
4. INFLAÇÃO, CÂMBIO E JUROS
IPCA, núcleo Ipea, câmbio e taxa Selic.
A Carta de Conjuntura é elaborada pelo GAP (Grupo de Análise e Projeções), da Dimac (Diretoria de Estudos Macroeconômicos). Todas as Cartas de Conjuntura anteriores - com suas respectivas séries históricas de dados - estão disponíveis no sítio eletrônico do Ipea, www.ipea.gov.br. Basta clicar em Publicações e em Carta de Conjuntura. As próximas saem em junho, setembro e dezembro.
Serviço
O quê: Apresentação da Carta de Conjuntura
Quando: quarta-feira (25/3), às 10h
Onde: Auditório da sede do Ipea, em Brasília. SBS, Q 1, Bl J, Subsolo.