27/01/2010

DNA Digital?!?! Onde vamos parar??

Pentágono pesquisa "DNA digital" para
identificar invasores virtuais



Pentágono disse que vai pesquisar "DNA digital" para 
identificar invasores virtuaisSe um dos grandes problemas da cibersegurança é saber quem realmente está por trás de ataques virtuais, a Darpa, agência do Pentágono que criou a internet, está tentando solucionar isso, com uma nova iniciativa em desenvolvimento, cujo objetivo principal é identificar os invasores e piratas virtuais. A apresentação inicial do Cyber Genome aconteceu em uma conferência no começo desta semana nos EUA. As informações foram dadas pelo site da revista Wired na terça-feira (26).
Ainda de acordo com o site, a recente invasão ao Google e a outras empresas dos EUA mostraram, mais uma vez, como é difícil defender uma rede de uma pessoa em particular ou grupo. Engenheiros estão absolutamente convencidos que os ataques são provenientes da China, e que são tão sofisticados que só poderiam vir de uma inteligência militar do país asiático --embora isso seja difícil de provar.
É o tipo de problema que a Darpa se propõe a resolver com seu projeto "Cyber Genome".
A ideia é produzir "ciberdefesas revolucionárias e tecnologias de investigação para coleta, identificação, caracterização e apresentação de propriedades e relacionamentos de artefatos digitais colhidos digitalmente a partir de softwares, dados e/ou usuários", anunciou a agência na segunda-feira. Estes "artefatos digitais" seriam coletados de "computadores tradicionais, assistentes digitais pessoais, e/ou por sistemas de informação distribuída como "cloud computers", assim como redes wireless ou mídias de armazenamento.
A Darpa informou que quer desenvolver "um equivalente digital do genótipo, para determinar identidade, linhagem e proveniência de artefatos digitais e usuários".
 Fonte: Folha Online