22/01/2010

Notícias de hoje (via Filtro)

Confira as principais notícias do dia 22 de janeiro

Política
1. CPI que investigava mensalão do DEM é derrubada por aliados de Arruda
Dez dias após o início das investigações do mensalão do DEM, a CPI da Corrupção foi extinta pela base aliada do governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. O motivo foi a decisão do juiz Vinícius Santos, da 7ª Vara de Fazenda do Tribunal de Justiça do DF, que afastou dez deputados distritais envolvidos no esquema de corrupção das investigações da CPI e ordenou a imediata posse dos suplentes dos parlamentares envolvidos no escândalo. O presidente da CPI, deputado distrital Alírio Neto (PPS), entende que, quando os suplentes assumirem as vagas, a Câmara Legislativa terá uma nova composição partidária e o rateio das vagas deverá ser refeito. Segundo reportagem do Estado, Neto anunciou na tarde de ontem a nulidade da criação da comissão, assim como toda ação por ela praticada.

2. Lula ataca PSDB durante reunião ministerial
Na primeira reunião ministerial do ano ocorrida na tarde de ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elevou o tom da disputa entre o PT e o PSDB, chamou o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), de “babaca”, disse que ele está “desconectado da realidade” e que só fala “bobagem” por não conhecer o Brasil. As citações foram uma resposta a declarações recente de Guerra, que afirmou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma ficção e definiu Lula como “o último presidente a fazer política com as mãos sujas”. De acordo com reportagem do Estado, Lula também alfinetou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao declarar que lançará a segunda versão o PAC. “Não quero que meu sucessor encontre a situação que encontrei quando assumi a Presidência, em 2003: não tinha Orçamento para investir nem projeto pronto”.

3. Grupo de Sarney teria recebido propina da Camargo Corrêa
Relatório da Polícia Federal publicado com exclusividade pela Folha indica que PT e PMDB teriam recebido propina de pelo menos R$ 2,9 milhões em obra no Pará. A informação, resultado da Operação Castelo de Areia, aponta que a propina é referente à obra da eclusa de Tucuruí, no Pará. O relatório cita como supostos beneficiários integrantes do grupo político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que ocupa cargos importantes o Ministério de Minas e Energia. M resposta Sarney classificou como “absurda” a denúncia, o PT negou envolvimento. PMDB e Camargo Corrêa não se pronunciaram.

4. Oposição acusa Lula e Dilma de antecipar campanha
Partidos de oposição protocolaram ontem no Tribunal Superior Eleitoral uma representação contra a suposta antecipação de campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Casa Civil Dilma Roussef. No documento, PSDB, DEM e PPS afirmam que durante a inauguração de uma barragem na cidade de Jenipapo, em Minas Gerais, Lula teria feito comício a favor de Dilma. De acordo com reportagem do Estado, a oposição alega que “muitos são os adjetivos utilizados pelo representado (Lula) com a finalidade de projetar a representada como sua sucessora ao Palácio do Planalto”, entre eles “minha candidata” e “mãe do PAC”. O prazo legal que fixa o início do período eleitoral entra em vigor a partir de 5 de julho.

Mundo
5. Incomodado com a presença americana no Haiti, Brasil aumentará contingente
Reportagem da Folha relata que o Comando do Exército decidiu aumentar o contingente brasileiro da força de paz da ONU em 900 soldados, além de destacar 400 militares que ficarão em situação de espera e poderão ser acrescentados no futuro. Eles se juntarão a outros 1220 que já estão no Haiti para ajudar as vítimas do terremoto que atingiu o país. Líder da Força de Paz no Haiti, de acordo com a reportagem o Brasil estaria se sentindo incomodado com a presença crescente das tropas americanas, que enviou nos últimos dias 10 mil soldados para o Haiti. “Os americanos têm um senso muito agudo de imagem, e são conhecidos por fazer muito bem guerra psicológica”, declarou o coronel João Batista Bernardes.

6. Americanos poderão deduzir do imposto doações ao Haiti
O Congresso americano enviou na tarde de ontem uma proposta de lei ao presidente Barack Obama, que propõe a dedução das declarações de impostos de 2009 as doações feitas para os esforços humanitários no Haiti. Aprovada com unanimidade pelo Senado, a medida precisa ser aprovada pelo presidente para ser oficializada. De acordo com reportagem da Folha a dedução de qualquer doação pode ser feita até o dia 1º de março e os contribuintes poderão deduzir doações de até 50% de sua receita salarial bruta.

7. Evo Morales inicia hoje segundo mandato
O presidente reeleito da Bolívia Evo Morales será reempossado hoje e entre suas principais metas será por em prática a nova constituição boliviana. De acordo com reportagem do UOL Notícias a carta aprovada em janeiro de 2009 mexe, entre outras coisas, com o complicado regime de autonomia administrativa, um dos principais focos de conflito com a oposição durante o primeiro mandato de Morales. Para colocar em prática a nova constituição, o governo tem vários desafios, como a aprovação de novas leis, que deve ser facilitada graças a maioria na Câmara e no Senado conquistada recentemente pelo presidente.

Sociedade
8. Chuva causa nove mortes
O temporal que atingiu ontem a região metropolitana de São Paulo fez mais nove vítimas. As mortes aconteceram durante deslizamentos de terra e desabamentos na capital e nas cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Santo André. Vários pontos da cidade ficaram alagados durante as nove horas de chuva. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, desde 1º de janeiro, choveu 316,9 mm em São Paulo, 32,5% a mais que a média histórica do mês, de 239 mm. De acordo com levantamento feito do Estado, 59 pessoas morreram desde dezembro por causa das chuvas na cidade.

9. Igreja Católica ataca novamente presidente Lula

O Programa Nacional de Direitos Humanos volta a causar polêmica. Divulgado em dezembro pelo governo, o plano já causou a revolta de diversos setores da sociedade entre eles a Igreja Católica, que voltou a se manifestar nesta quinta-feira. Panfleto distribuído em São Paulo pela Igreja indica pontos dos quais discorda e chama o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “novo Herodes”, em referência ao personagem da Bíblia que ordenou a matança de crianças em Belém, entre elas Jesus Cristo. No panfleto Lula seria o “novo Herodes” que autorizará o mesmo extermínio ao se posicionar a favor da descriminalização do aborto. Segundo reportagem do UOL Notícias, outros pontos do plano incomodam a Igreja como a união civil entre pessoas do mesmo sexo, o direito de adoção por casais homoafetivos e a proibição da ostentação de símbolos religiosos em estabelecimentos públicos da União.

Economia
10. Japan Airlines demitirá até 2011 15 mil funcionários
Após pedir concordata na última terça-feira, a Japan Airlines anunciou ontem que demitirá 15 mil funcionários nos próximos 14 meses. Inicialmente anunciado para acontecer até março de 2013, fontes ligadas à operação indicaram que o processo de corte de 30% da força de trabalho da companhia será concluído antes de março de 2011. Segundo reportagem da Folha, durante o plano de reestruturação, que acontecerá nos próximos anos, além das demissões a maior companhia aérea da Ásia receberá investimentos de 2,4 bilhões de euros e administrará uma linha de crédito de 4,8 bilhões de euros.

Por Ana Galli