21/01/2010

Erros no relatório do aquecimento global

Antes da notícia no ar, gostaria de discorrer um pouco sobre o que vem sendo dito sobre aquecimento global e outras questões correlatas. No final do ano passado (vocês vão se lembrar - ou pelo menos os mais antenados) surgiu a discussão em torno da veracidade das informações divulgadas na comunidade científica sobre o aquecimento global.
Outros cientistas contestaram os dados e chegaram a afirmar que toda essa história de aquecimento global seria falsa e faria parte de um grande complô mundial (ohhhhh!!) com interesses meramente financeiros por detrás. Chegou-se a conjecturar que cientistas teriam sido pagos para que se chegassem às conclusões que geraram relatórios sobre o clima em nosso planeta nos próximos anos.
A verdade é que a "coisa" em torno do aquecimento global tem se tornado palpável e, até certo ponto, rentável, e muito bem vista por alguns países - e por outros, o contrário.
Pois bem. Há quem veja muita teoria da conspiração nessa conversa de aquecimento global. Há também quem acredite piamente e já está usando papel, canetas e roupas recicladas (pagando mais caro, lógico!). Sugerem-se medidas mitigatórias do aquecimento reduzindo a capacidade de crescimento de alguns países -  isso seria ótimo para outros países que já dilapidaram suas reservas e vêem o avanço desses países, notadamente "terceiromundistas".


Você pode conferir mais alguma coisa sobre isto AQUI...


Pois bem...


Leiam a notícia do Estadão, lançada hoje a tarde... Há erros grotescos no relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) - a maior autoridade do mundo sobre o aquecimento global. Os cientistas foram obrigados a pedir desculpas...


Leia a matéria AQUI.