27/01/2010

Notícia de hoje (via Filtro)

Confira as principais notícias do dia 27 de janeiro
 
Política
1. Novo presidente da Câmara Legislativa do DF será escolhido hoje
Após a renúncia do deputado distrital Leonardo Prudente (sem partido), flagrado colocando dinheiro de propina na meia, o plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal escolherá hoje um novo presidente para a Casa. De acordo com reportagem do UOL Notícias, para se blindar, o próprio governador José Roberto Arruda (sem partido) – acusado de comandar o mensalão do DEM – teria escolhido o sucessor de Leonardo Prudente, numa manobra que garante um fiel aliado na condução do Legislativo. Os deputados da base governista Wilson Lima (PR) e Eliane Pedrosa (DEM) estão na disputa. A bancada da oposição deve decidir entre o deputado Cabo Patrício (PT), presidente em exercício, ou Chico Leite.
2. Lula manobra para evitar atrasos no PAC
Para tentar cumprir o calendário do Programa de Aceleração do Crescimento à risca, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu criar um escritório de advogados do governo dentro do Tribunal de Contas da União (TCU). A decisão, que deve ser formalizada nos próximos dias por meio de um decreto presidencial, vai permitir que a Advocacia Geral da União (AGU) determine correções nas obras antes que o TCU decida pela suspensão, fato que aconteceu diversas vezes no ano passado e que irritou o Palácio do Planalto. De acordo com reportagem do Valor Econômico, a AGU, que hoje possui quatro advogados no TCU, quintuplicará o número de profissionais que atuam no tribunal.
Sociedade
3. Governo disponibilizará vacinas contra a gripe suína

O governo federal anunciou ontem que a campanha de vacinação contra a gripe suína deverá começar em março. Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o governo gastará cerca de R$ 1 bilhão com 83 milhões de vacinas para evitar uma segunda onda da pandemia do vírus H1N1 no país, que matou 1.705 pessoas no Brasil e cerca de 14 mil em todo o mundo. De acordo com reportagem de ÉPOCA, ao todo o ministério pretende vacinar 81 milhões de pessoas: 62 milhões contra a gripe pandêmica, que ganhou o nome de suína, e o restante contra gripe comum, que também mata dependendo das condições do infectado.
4. Projeto prevê divisão de lucros entre empregados
Ontem, no Fórum Social Mundial, participantes divulgaram em comunicado elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo a proposta de tornar obrigatório o pagamento, por empresas brasileiras, de participação de 5% dos lucros a seus empregados. O projeto, que foi confirmado em entrevista ao Estado pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, gerou contradições no governo. Em seguida ao comunicado, o ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que o que existe são só “estudos”, divulgados prematuramente por assessores. Além da divisão dos lucros, o documento contém outras nove proposições formatadas pela Comissão de Alto Nível do Direito do Trabalho.
Mundo
5. Chávez nomeia vice-presidente e ministros da Defesa e do Meio Ambiente

Após o pedido de renúncia do vice-presidente e de uma ministra, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou no final da noite de ontem a nomeação do ministro de Agricultura, Elias Jaua, como o novo vice-presidente do país, considerado um dos homens de confiança do presidente. Para a pasta da Defesa, Chávez nomeou o general Carlos Mata Figueroa, chefe do Comando Estratégico Operacional do Exército. E para substituir a ministra do Meio Ambiente, Chávez escolheu Alejandro Hitcher, atual presidente da companhia estatal Hidroven. De acordo com reportagem do UOL Notícias, as nomeações foram tentativas de colocar fim à onda de especulações sobre os rumos do governo, abalado desde a decisão de Chávez de fechar seis emissoras de televisão.
6. Anistia de Zelaya é aprovada
Um dia antes de deixar a embaixada do Brasil em Honduras rumo à República Dominicana, o presidente deposto Manuel Zelaya teve sua anistia aprovada na tarde de ontem pelo Congresso. A anistia política representa a absolvição de Zelaya de crimes políticos, como a suposta violação da Constituição por tentar realizar uma consulta popular que abriria caminho para sua reeleição, mas não o isenta de outras acusações como suposta corrupção, mau uso de verba pública e enriquecimento ilícito. De acordo com reportagem do UOL Notícias, a medida, que entra em vigor dentro de 20 dias, beneficia também os funcionários do governo que cometeram crimes políticos e que estiveram envolvidos no golpe de Estado contra Zelaya no dia 28 de junho.
7. Lula anuncia que irá ao Haiti
Na tarde de ontem, durante discurso no Fórum Social Mundial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que visitará o Haiti no dia 25 de fevereiro. De acordo com reportagem do Estadão, Lula pediu às organizações de esquerda que ajudem na reconstrução do país atingido por um terremoto no dia 12. O evento, que acontece na capital gaúcha, debateu a situação vivida pelo Haiti após o terremoto que devastou o país caribenho no início de janeiro. Lula criticou as invasões de franceses e norte-americanos no Haiti e declarou que o “mundo desenvolvido” era responsável pela miséria do país. O presidente também criticou os países desenvolvidos que não repassaram os “bilhões de dólares” prometidos ao país caribenho antes do terremoto e elogiou a atuação dos militares na força de paz da ONU que está no Haiti.
Economia
8. Desemprego global bate recorde histórico

A crise econômica que atingiu o mundo em 2009 afetou também os postos de trabalho. Segundo levantamento realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o desemprego mundial disparou no ano passado e atingiu 6,6% da população economicamente ativa. Equivalente a 212 milhões de pessoas, para a OIT a cifra é um recorde histórico. A entidade previu um agravamento da situação para este ano. Entre 2007 e 2009, o índice de desemprego progrediu 0,9 ponto percentual. De acordo com reportagem da Folha, apenas no ano passado foram 27 milhões de pessoas a mais sem emprego.
9. Toyota suspende produção em fábricas
Problemas de segurança detectados em oito modelos de automóveis vendidos nos Estados Unidos provocaram o fechamento temporário de cinco fábricas da Toyota na América do Norte. As fábricas foram responsáveis pela produção dos 2,3 milhões de veículos que foram convocados para revisão nos Estados Unidos por possíveis problemas no pedal do acelerador, que em alguns casos tinha ficado preso, provocando uma aceleração involuntária do veículo. Segundo relata a Folha, a Toyota poderá convocar outros dois milhões de proprietários de seus modelos na Europa por problemas similares.
10. Inflação em São Paulo atinge 1,16%
A inflação na capital paulista fechou a terceira semana de janeiro a 1,16%, a maior leitura desde junho de 2008. Divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o Índice de Preços ao Consumidor ficou dentro das projeções dos analistas entrevistados pelo Estadão, que esperavam uma taxa de 1,05% a 1,31%, com mediana de 1,17%. De acordo com reportagem, o motivo seria o aumento de alimentos (de 1,26% para 1,66%) e educação (de 2,07% para 3,48%), típicos do começo do ano, e do reajuste da tarifa de ônibus (de 2,32% para 3,52%).
Por Ana Galli
Fonte: Blog O Filtro