No subsolo do Tocantins pode estar encoberta a maior
jazida de minério de ferro do país ou mesmo das Américas.

A área se inicia no território de Palmas, na Serra do Carmo, e se estende pela região Sudeste, até Ponte Alta do Tocantins, abrangendo outros municípios, como Aparecida do Rio Negro, Monte do Carmo e Santa Tereza do Tocantins. É uma jazida com aproximadamente 135 km de extensão por 40 km de largura, somando uma área total de 6 mil km². É estimada uma riqueza de aproximadamente 159 bilhões de toneladas do minério.
A empresa mineradora São Bernardo Recursos Minerais, detentora da jazida de ferro, investiu seis anos em pesquisa e havia paralisado os investimentos em pesquisa no ano passado em virtude da crise econômica mundial. Em reunião acontecida em São Paulo, no sábado (13), entre o governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMDB) e Tibério César Menezes Ferreira, um dos sócios diretores da empresa São Bernardo Recursos Minerais, ficou acertada a retomada dos investimentos no Estado. Pelos números já apontados, a mina supera, em muito, o tamanho da jazida de minério de ferro da Serra de Carajás, em Parauapebas.

Eu vi no Zé Dudu

Comentário meu: não sei se fico feliz ou preocupado com esta notícia. Acredito que parte desta jazida está em área de proteção ambiental (APA) e, como as coisas no Tocantins andam ao bel prazer de alguns poucos endinheirados, não se espantem se, caso minhas elocubrações sejam verdadeiras (quiçá que não!), derem um jeito de tornar a Serra de Lajeado inteiramente disponível para esta exploração.
Apesar de a notícia dessa jazida rodar há algum tempo - ainda era editor de Economia do Jornal do Tocantins quando o assunto foi ventilado (e também alardeado) em uma das várias recepções de empresários que cobri no Palácio Araguaia - o tema me intriga muito. Uma jazida desse tamanho não teria passado desapercebida dos órgãos federais e empresas do ramo prospectivo por tanto tempo; e vai aparecer só agora, justo num ano político! Ah! desculpem o ceticismo! Só vendo pra crer mesmo!