17/03/2010

Palmenses endividados

64% das famílias palmenses estão endividadas

O índice de famílias com dívidas na capital tocantinense mostra que 64% das que ganham até 10 salários mínimos estão com sua renda comprometida neste início de ano. Já as que ganham acima de 10 salários mínimos chega a 60%. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias (PEIC), realizado pela Conferência Nacional do Comércio (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.
Mas os comerciantes não precisam ficar tão preocupados, pois apenas 2% dos entrevistados disseram não terem condições de quitarem suas dívidas. Quando questionados se poderão pagar suas contas até este mês (março), 13,2% disseram que sim, 76,4% disseram que pagarão em partes e 2,9% não souberam responder. A pesquisa aponta ainda, que as dívidas com carnês são as maiores, seguidas do crédito pessoal e do cartão de crédito.
As entrevistas aconteceram em fevereiro, em Palmas, com margem de erro de 0,035 sob o nível de confiança de 95%. A PEIC é uma pesquisa de credibilidade nacional, realizada em todas as capitais brasileiras e ajuda os estabelecimentos comerciais a medir o grau de inadimplência, bem como, trabalhar sob perspectivas reais do comprometimento de seus clientes com os débitos.