23/11/2009

Qualidade da banda larga será revelada

Testes de qualidade da banda larga no Brasil serão divulgados em 2010

Estudo que será feito até o fim do ano avaliará, entre outras coisas, a relação entre o serviço contratado e o que os usuários recebem
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), realizarão pesquisas de avaliação do serviço de banda larga oferecidos no Brasil.
O estudo será feito até o fim do ano e os resultados serão divulgados no início de 2010. As medições serão feitas usando dois métodos diferentes.
A primeira ação terá a colaboração de usuários, que executarão o Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (SIMET), desenvolvido pelo NIC.br e disponível para download no site da empresa. Os testes devem fornecer à NIC.br acesso à informação da banda larga por CEP.
O outro método, que teve início em novembro, instalou 100 equipamentos em domicílios em diversas localidades do Brasil. O estudo espera obter dados que permitam avaliar as diferenças entre o serviço contratado e o que chega aos usuários.
O investimento feito para a realização da pesquisa é de cerca de 100 mil reais. Os testes serão realizados pelo NIC.br sem que operadoras e provedores avaliados saibam onde os equipamentos estão localizados.
Desde o fim de setembro o Inmetro está analisando os serviços 3G e de TV Digital no país. Os resultados também devem ser divulgados no começo de 2010.

Fonte: Redação do IDG Now!