06/11/2009

Quem tem web tem mais amigos?

Publicado recentemente, o estudo afirma que quem usa internet e possui um celular tem uma rede de amigos mais diversa

Surpreendendo o senso comum e colocando em cheque pesquisa feita em 2006, um estudo da Pew Internet e da American Life Project concluiu que pessoas que usam a internet e têm um telefone celular tem uma maior e mais diversa rede social.

Segundo o estudo, a taxa de isolamento dos cidadãos norte-americanos continua a mesma de 1985: 6% dos americanos sentem que não tem com quem discutir assuntos importantes. Mas a posse de um celular e a participação em uma diversidade de atividades na internet foram associadas a uma maior e mais extensa gama de amigos.

O “tamanho” desses grupos de amigos – ou seja, uma medida dos laços sociais mais importantes, esclarece o site CNET News – diminuiu em cerca de 30% nos últimos 24 anos, mas isso não tem conexão com o uso de celulares ou internet.

Isso porque o uso desses serviços na verdade faz com que as pessoas estejam mais conectadas entre si e mais abertas à comunicação. Dados da Pew Internet revelam que pessoas que compartilham fotos online estão mais propensas a discutir política com pessoas de outros partidos, e que blogueiros são 72% mais inclinados a participar de uma associação voluntária local.

“Ao contrário do argumento de que o uso da internet limita a participação das pessoas em comunidades, instituições ou espaços locais, nossas descobertas mostram que a maioria das atividades na internet estão associadas a um alto nível de atividades locais”, afirmaram os pesquisadores Keith Hampton, Lauren Sessions, Eun Ja Her e Lee Rainie em entrevista ao TG Daily.

As conclusões da pesquisa da Pew Internet colocam em cheque os dados divulgados em 2006 pela American Sociological Association, que argumentava que os americanos tinham tornado-se socialmente isolados nos últimos 20 anos, lembra o site PC World. Apesar de poder ter sido uma realidade há três anos, hoje o estudo da ASA perde força. “Quando examinamos a rede social completa das pessoas – seus laços fortes e fracos – o uso de internet em geral e a participação em serviços de redes sociais estão associadas com uma rede social mais diversa”, reporta o relatório da Pew Internet.

O estudo completo pode ser conferido online no site da Pew Internet ou pelo download do pdf que contém o relatório (em inglês) pelo atalho bit.ly/PewResearch

Fonte: Geek